Piratini pretende enviar, na terça-feira, projeto de reajuste na BM à Assembleia

Arquivado em: Segurança Pública |

Conforme a proposta do Executivo, o elevação dos vencimentos dos soldados chega a 245%

O governo do Estado pretende encaminhar o projeto que altera planos de carreira e salários dos servidores da Brigada Militar à Assembleia Legislativa na terça-feira. Nesta quarta, o secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, discutiu a proposta que reajusta vencimentos em até 245% com associações de nível médio. Um novo encontro ocorrerá na segunda-feira.

De acordo com o documento, é previsto aumento escalonado entre 2010 e 2018 para soldado (245,38%), 3º sargento (206,57%), 2º sargento (195,84%), 1º sargento (179,48%), 1º tenente (151,83%) e capitão administrativo (144,16%). Este último posto seria criado e representaria o mais alto na carreira de nível médio, com salário básico igual ao capitão de nível superior. Até 2014, o reajuste está garantido — as tratativas se referem aos anos seguintes.

Apesar de ainda considerarem os valores insuficientes, o que mais desagrada aos líderes das associações são as modificações no plano de carreira.

— O pior para a categoria é a questão do interstício — afirma o presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, citando a elevação do tempo necessário para promoção.

Lucas reivindica que o critério para mudança de cargo seja igual ao dos oficiais, isto é, sem concurso interno. Aparício Santellano, presidente da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), acredita que a proposta avança pouco em relação o que foi pleiteado nos debates anteriores com o governo:

— Depois da próxima reunião, a gente vai fazer uma assembleia-geral e deliberar com as categorias.

O Executivo pretende concluir detalhes do plano de carreira no início da semana que vem. A proposta deve ser encaminhada ao Legislativo em regime de urgência, para ser votada neste ano.

— As negociações têm ocorrido com tranquilidade, e estou convicto que na segunda-feira chegaremos a um acordo. Mas já adiantamos que manteremos as promoções na aposentadoria para os atuais servidores — disse Pestana.

ZERO HORA

Postado por Comunicação DEE ASSTBM

Secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, recebeu representantes das categorias Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini/Divulgação

Secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, recebeu representantes das categorias Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini/Divulgação

113 Respostas para Piratini pretende enviar, na terça-feira, projeto de reajuste na BM à Assembleia

  1. Li vários comentários e notei os colegas se degladiando verbalmente.
    Acho também que temos que manter o foco e lutarmos por melhor salários,mas preferencialmente para os que envergam a farda e fazem policiamente nas ruas no dia a dia. Não aqueles que vão servir os engravatados na AL e outras repartições e ganham FG. Nunca tão na luta nas ruas e passeatas para reivindicar junto os demais.

    Sgt santos
    23/12/2013 at 20:14
    Responder

  2. PARABENS AO TULIO, EXCELENTE COLOCAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DE INTELIGENCIA, TER FOCO, SE QUEREM REAJUSTE FIQUEM FOCADOS NISSO. DEPOIS OUTRAS COISAS. ENQUANTOS OS ESTRATEGISTAS DE CARTEIRINHA DO PT , ENROLAM COM PROPOSTAS E CONTRAPROPOSTAS PARA GANHAR TEMPO E FAZER DE CONTA QUE DÃO ATENÇÃO E MENTEM QUE QUE DERAM 155 POR CENTO DE AUMENTO OS TROUXAS FICAM SE DEGLADIANDO POR OPINIÕES PESSOAS, DESVIANDO O FOCO E DEMONSTRANDO DESUNIÃO, FALTA DE UNIDADE E DESCONHECIMENTO DO QUE A CABEÇA QUER, POR QUE OS OFICIAIS SUPERIORES LEVAM VANTAGEM POR QUE PEDEM O QUE INTERESSA A TODOS MESMO QUE FIQUEM SE COMENDO NOS CORREDORES, PARA ATINGIREM SEUS OBJETIVOS SE UNEM E COLOCAM TODOS A SEU SERVIÇO. UNIDADE E CORPORATIVISMO NÃO INDIVIDUALISMO COMO TEM SIDO , SÃO CAPAZES DE TROCAR MELHORIA SALARIAL PARA TODO…

    Paulo
    06/12/2013 at 14:53
    Responder

  3. Tem muitos achando que é barbadinha completar 7 anos fazer CTSP e sair sargento mas não sabem o quanto é concorrido,tem muita gente que estuda muito e bate na trave.Tem recruta que ta se achando bonzão que sabe fazer documento na rua que são os inteligentes,mas quando a bala pega já vi muitos pedi a mãe nesta hora,já vi muito também de veterano arredonda ocorrência que recruta faz merda.Tem muito hipócrita nessa brigada tem muitos que estudam só pra passar no concurso depois nunca mais pegam em um livro e acham ainda que isso é qualificação Tenho apenas 7 anos de brigada e sou a favor do plano de carreira sem concurso interno.

    Operação padrão já.
    21/11/2013 at 0:40
    Responder

  4. Pessoal, é lamentável ver os comentários aqui escritos, uns falam de plano de carreira, outros questionam os cursos, qualificação e etc…. Me façam o favor leiam o que os colegas escrevem, e vejam quantos erros (absurdos) de português são cometidos e ainda tem coragem de dizer que o estudo não é importante. Se não sabem escrever imaginem “falar”.

    aguiar.
    20/11/2013 at 18:43
    Responder

  5. Tá bom …..a brigada é o segundo emprego……o bico tá melhor…..pobre brigada…..só interesses como falava o brizola…..

    tá bom
    20/11/2013 at 18:25
    Responder

  6. Precisamos de equiparação com outras categorias de polícia. OLHO VIVO, QUEREMOS SALÁRIO, JÁ QUE ESTAMOS NUM FUNIL NESTE PLANO DE CARREIRA COM POUCAS VAGAS…..

    equiparação...
    20/11/2013 at 9:50
    Responder

  7. Não queremos Capitão auxiliar e sim subsídio… Por quê não se baseiam em SC. O que o Estado de Santa Catarina tem de melhor que o ERGS para pagar em dez/2015:
    Coronel: 22.601,22
    Capitão: 15.820,84
    1º Tenente: 14.464,79
    1º Sgt: 8.659,38
    Sd 1ª Classe: 4.520,24

    http://www.al.sc.gov.br/expediente/2013/PLC_0044_8_2013_Original.pdf
    http://www.al.sc.gov.br/proclegis/individual.php?id=PLC/0044.8/2013

    SANTA CATARINA
    19/11/2013 at 15:44
    Responder

  8. Caros colegas, ao verificar a proposta, concluo que mais uma vez começamos uma luta, porém sem líderança e união provavelmente vamos aceitar esta migalha, muitos policiais estão se iludindo com cargos e não é isto que queremos primeiramente queremos a verticalidade, aumento salarial, após plano de carreira…Importante saber que quando entramos numa luta devemos alcançar nossos objetivos e buscá-los, porém nada em fácil, então minha resposta a este governo é a seguinte: NÃO A ESTA PROPOSTA, QUE COMEÇAMOS A SE MANIFESTAR DE FORMA PACÍFICA, POSTERIOR SE FOR O CASO COM PARALISAÇÃO DE 70% DA TROPA, NO FUTURO QUE VENHA OUTRO GOVERNO PARA NOVAS NEGOCIAÇÕES, ISTO PORQUE NOSSO AUMENTO JÁ ESTA PREVISTO ATÉ 2014. Por último sou Tenente e na tabela meu básico+risco de vida da 40% do Coronel este valor deveria ser do Soldado, o 3º Sgt 45%, 2º Sgt 50% e 1º Ten 55 %. Abraços a todos e que Deus nos de sabedoria e paciência para alcançarmos nossos objetivos e mais uma vez NÃO A ESTA PROPOSTA.

    só promessa
    19/11/2013 at 8:59
    Responder

  9. O mal do Brigadiano e o próprio, classe desunida .

    Sergio
    18/11/2013 at 17:03
    Responder

  10. Só não explicaram se com o novo plano quem já tem o tempo de sv previsto já sai promovido ou vamos ter que esperar as promoções como é para sair terceiro hoje?

    Silveira
    17/11/2013 at 18:21
    Responder

  11. Pois Colegas,vamos parar de discutir entre nós e colocar em pauta a nossa tentativa de conquistar melhor salário,assim não chagaremos a lugar nenhum e é isso que esse Gov.quer não entre nessa discussão porque um tem nivel mais que o outro claro concordo temos que estudar e nos qualificar mehor mas se for para ficar chorando pelos cantos aí não da né.Pois Eu já ví muito intelecto ir para uma ocorrencia de tiroteio e colar as placas,então não venham me dizer que ter curso superior é mais do que,quem tem nivel medio pois se quando se é cagão morre sem fazer nada e temos que ser unidos.Pois falam em nivel superior mas e aqueles que adoeçeram e que o Estado vira as costa para Eles hem.Familias de Brigadianos que ficaram na pindaíba e que os direitos Humanos deixou de lado.Acho a entrada com nivel superior ótimo será uma baita conquista mas não podemos ganhar essa merreca essa conversa desses Gov é sempre a mesma e sempre nos enganaram,era primário passou para nível médio e diziam o salario vai melhorar e nunca melhorou por isso somos os mais maus pagos do PAÍS.Ou esse Governo tira esses descontos absurdo que temos no nosso contra-cheque e em cima dá um aumento de 10%em cada 6-meses ficaria de bom tamanho até 2018 e as promoções que continuam por merecimento,antiguidade e por curso até chegarmos nesse tal capitão administrativo e pronto todos nós ficariamos contente.E não esquecam a vida é só uma não tem volta e quando se é cagão não adianta ter faculdade.Abraço e que DEUS nos proteja e que ganhamos um aumento salarial digno.E Eu só tenho primário.

    Ferreirão
    17/11/2013 at 17:56
    Responder

  12. ………….. em tempo: com a presença da IMPRENSA DO RS

    SEU NOME AQUI...
    17/11/2013 at 14:33
    Responder

  13. se for somente por estudo acho melhor quando tiverem implorando por escalas trancar para no futuro nao ficar esbravejando este tipo de besteirol trocam escalas e os sgt veio são colegas amigos depois de formados passamos a tratar os sgt veio de acomodados se for assim devemos colocar as regras na prova dos nove ai quero ver quando tiverem os 15 anos se falarão desta forma e tem mais muitos completam nível superior e em 8 anos migram para outros locais e dentro da escala piramidal de antiguidade é posto muito estranho estes almofadinhas criado em carpete. é isto ai peixotao antiguidade quem quiser sair mais cedo é só sair para outros seguimento e la se depararam com as antiguidades e se rosnar dentro do local ficaram no arquivo morto sem folgas eu já vi isto no fórum e o cara foi sd da brigada e ficava rusnando desta forma a agora esta mais tranquilo dorme numa letra e acorda em outra ele esta feliz mais teve um tempo no arquivo morto nos primeiros anos pois achava os veteranos ruim tambem ate ser promovido por tempo de serviço acorda gente quem fica muito tempo em sala de aula nao seve muito para as ruas pois teu tempo util é em cursos ai ficam bitolados a materias se nada mais quando o bixo pega ele só sabe o que esta nos livrinho nada mais irei observar mais esets estudantes para que nao sejam tao recalcitrante com os colegas abraços

    sgt com o 2° grau
    16/11/2013 at 19:11
    Responder

  14. Concordo contigo EXASTO, se estes q falam q tem q ser promovido através de concurso, então p eles esta bem como esta ,pq é só fazer o concurso p Capitão, q são as vezes 100 vagas por ano qdo sai…temos que parar de brigar entre nós, olhem a PC e a SUSEPE, eles são promovidos sem concurso e sim pela antiguidade e os Oficiais ñ prestam concurso, pq só nós praças temos que ser diferenciados? então que coloquem no plano de carreira dos Oficiais que teram q fazer concurso p ser promovidos e vão ver a repercussão que que da!!, então caros colegas vamos nos unir e construir um plano de carreira de igual a todos da segurança pública asim teremos direitos e salários de iguais sem distorção…ñ acho justo uns ganharem 245 % e outros 144%,pq esta diferença? onde esta a valorização de cada um?..pq ñ a verticalidade?…peço aos colegas das entidades representativas, que ñ abrão mão de conquistas ja adquiridas, e ñ aceitem índices q continuem nos colocando como piores salários do BR, vamos aproveitar que estamos antecedendo uma Copa do Mundo aqui, então temos q aproveitar esta oportunidade e se calçar p avançar e ñ retroagir mais ainda .. se ñ for assim que deixamos p aprofundar melhor e detalhadamente construir um plano q seja bom p todos nós pois é o nosso futuro q esta em jogo…pq depois ñ vamos poder reclamar…este Governo é mt maquiavélico, pois esta pressionando com pressa p aprovar o que é bom p eles….

    Sgt Marco
    16/11/2013 at 7:54
    Responder

  15. Tche,c em75 opiniões não chegamos ao entendimento logico do meio termo, discutindo mais a vida dos oficiais q a nossa, quem dira num universo d 20.000 MEs? Nos temos exatamente o merecemos…e dessa maneira, nao mudara tao cedo…

    sgt mota
    16/11/2013 at 2:53
    Responder

  16. Eu também já fui novo de brigada, no meu tempo recruta não podia nem opinar ainda mais falar mal daqueles que sim doaram o sangue pela brigada enfrentando vagabundo com apenas um 38, e naquele tempo para estudar era MUITO DIFICIL, pois te prejudicavam na escala de serviço, agora vem um pias de merda querendo meter a mão nas conquistas q nos veteranos conseguimos….sim eu tenho o ensino médio conquistado com muito esforço, tentei continuar os estudos mas sim o nosso dia a dia, correndo atrás de bico para completar o salário, e como eu com minha idade ainda não muito avançada posso competir com um piá recém muitas vezes saindo da faculdade, pois eu acho que deve ser sim como os oficiais por tempo de serviço, e PARA VOCES QUE SE INTITULAM TÃO ESPERTO E SÓ QUEREM SABER DE CONCURSOS , POIS MOSTREM PASSANDO PARA CAPITÃO, e deixe os que voces chamam de acomodados serem sargentos e para vcs soldados ou sargentos novos que são tão inteligentes estudem mais ainda e vão ser CAPITÃO, bando de de mariquinhas se botar um vagabunda na sua frente tem que chamar o antigão para resolver não é mesmo? então como continuo a meu repudio , sabem que na policia civil não tem concursos internos vai por tempo e para aqueles que estuda vão ser DELEGADOS entenderam seus inteligentes e realmente devemos sim lutar por salários dignos, pois do jeito que está não dá mais, temos O PIOR SALÁRIO DO BRASIL, está sendo muito humilhante, por favor senhores presidentes de associações, lutem por aquilo que a maioria quer sim um salário decente, e tb um plano de carreira pois se é de carreira é por tempo de serviço e não por concurso se quiserem um concurso que façam para CAPITÃO ou tem vários outros aí fora para fazer, De alguém que realmente acreditou e acredita que um dia ainda vamos sermos respeitado pela sociedade e governantes e superiores.

    PM EXAUSTO
    15/11/2013 at 19:53
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

 Você tem ainda

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>